A habilidade mais valiosa do mundo moderno

Seja um autodidata

Antigamente, o aprendizado era uma experiência pessoal e directa, onde conhecimento era um recurso escasso e precioso, frequentemente guardado e transmitido oralmente ou por meio de manuscritos copiados à mão.

Devido a isso, as pessoas que realmente tinham vontade de aprender aproximavam-se de pessoas que tinham o conhecimento desejado e aprendiam com elas.

Os aprendizes dedicavam anos de suas vidas para aprender com um mestre experiente, e o conhecimento era transmitido de maneira prática e directa, muitas vezes de geração em geração.

Apesar dessas limitações, a história é pontuada por pessoas excepcionais como o Leonardo Da Vinci, que ultrapassaram as barreiras do seu tempo.

Hoje, vários anos se passaram, e essas limitações do aprendizado foram superadas, primeiro com a invenção do Johannes Gutenberg — a máquina de imprimir.

A prensa de Gutenberg mudou o cenário radicalmente, democratizando o conhecimento de uma maneira que nunca tinha sido possível antes.

Livros e documentos puderam ser reproduzidos em massa, expandindo o acesso ao conhecimento e catalisando a Reforma, o Renascimento e o Iluminismo — períodos de profunda mudança intelectual e cultural.

E então, chegamos à era da internet, eu gosto de chamá-la de:

A MAIOR BIBLIOTECA DO MUNDO

Com o conhecimento ao alcance de um clique, as possibilidades de aprendizado e exploração são quase ilimitadas.

Podemos acessar virtualmente qualquer informação, comunicar-nos instantaneamente através de vastas distâncias e colaborar em projetos com pessoas de todo o mundo.

A internet, sem dúvida, abriu portas para uma educação mais flexível, personalizada e autodirigida.

Dá para aprender sobre qualquer assunto a partir de nossas casas e sem gastar 1 centavo.

Enquanto que antigamente, era meio que obrigatório ir à faculdade para aprender sobre uma área, hoje em dia podemos aprender muito mais em casa do que na faculdade.

Por quê fazer 4 anos de faculdade de marketing se dá para aprender tudo isso em casa e em menos tempo?

Só para que não entendas mal, a educação formal, como a faculdade, ainda tem um papel fundamental, especialmente em áreas como medicina, engenharia, entre outros.

Contudo, em áreas como o marketing, muitas das habilidades necessárias podem ser adquiridas na internet.

O sistema de educação em geral, tem o objectivo de nos moldar para sermos especialistas em uma única área, porém com a internet nós podemos ser especialistas em diversas áreas.

E quem se dá bem com isso são os autodidatas.

O autodidatismo é a prática de aprender algo de forma independente, sem a orientação direta de um instrutor.

Uma abordagem de aprendizado em que a pessoa assume a responsabilidade por sua própria educação, utilizando uma variedade de recursos, como livros, vídeos, artigos e muito mais.

Leonardo Da Vinci exemplifica a essência do autodidatismo, era uma pessoa movida pela curiosidade e automotivada para buscar conhecimento e habilidades — capaz de aplicar tudo o que aprendia de forma criativa e inovadora em diferentes áreas do conhecimento.

Seu processo de aprendizado caracterizava-se por uma observação meticulosa da natureza e da mecânica dos objectos, o que ele acreditava ser a chave para desvendar os segredos do universo.

Da Vinci não se contentava apenas em observar, mas também em fazer experimentos e dissecções para explorar o funcionamento interno de animais e humanos, o que ampliou enormemente o entendimento da anatomia e fisiologia.

Ele mantinha cadernos detalhados onde registrava seus pensamentos, invenções, observações e desenhos.

Estes cadernos mostram uma ampla gama de interesses e estudos, indo desde propostas de máquinas voadoras até estudos de engenharia hidráulica e arquitetura, sem mencionar suas famosas obras de arte.

Ele também buscava conhecimento em livros e manuscritos da época, apesar de sua educação formal ser limitada.

Com a chegada da internet, o potencial do autodidatismo explodiu!

O acesso a materiais de estudo, cursos, palestras, e até mesmo a interação directa com especialistas em várias áreas, tornou-se possível a partir de qualquer lugar do mundo.

Eu abracei o autodidatismo em 2016, quando eu queria me tornar um hacker.

Nesse período, aprendi sobre diversos temas, como a programação, redes de computadores, sistemas operativos, engenharia reversa, blockchain, gestão de projectos, design gráfico, edição de vídeos, marketing, copywriting, e muito mais.

Tudo isso dentro do meu quarto, apenas com um computador e acesso à internet.

Ser autodidata me possibilita aprender qualquer coisa a qualquer momento, sem depender de ninguém.

Numa era em que o conhecimento é poder, possuir a habilidade de adquirir qualquer conhecimento, é algo extremamente valioso.

Se você não é autodidata, considere se tornar um, pois assim não existirão limites para o teu conhecimento.

O mundo está em constante mudança, e o autodidatismo é a única coisa que vai te permitir se manter sempre actualizado.

Como se tornar um autodidata?

Tornar-se um autodidata requer certas habilidades e atributos, mas não desanime, você pode desenvolver tudo que é necessário.

1) Identifique seus interesses genuínos

Conheça-te a ti mesmo, identifique as coisas que você gosta e que despertem o seu interesse e desejo de aprender.

2) Crie um plano de aprendizado

Depois de saber o que te interessa, crie um plano que inclua tópicos específicos, recursos e um cronograma de estudos.

3) Encontre recursos de qualidade

Busque por recursos que valham a pena, visite bibliotecas, livrarias, fóruns, artigos, palestras, podcasts, vídeos no YouTube e por fim, plataformas de cursos online como Udemy, edX, Coursera, Khan Academy, entre outros.

Caso queira aprender a encontrar recursos de qualidade, eu escrevi uma newsletter detalhando isso: Apenas 1% das pessoas tira o maior proveito da internet

Caso você queira aprender programação ou marketing digital, você pode contar com a Futurized, uma plataforma online de educação com preços acessíveis, você pode inscrever-se gratuitamente e ter acesso de 5 dias de teste, e ao utilizar o cupom AMERICO10, você consegue um desconto de 10% em qualquer compra na plataforma, depois clique aqui para aceder.

4) Aprenda a aprender

Desenvolva habilidades eficazes de aprendizado, como tomar notas eficientes, métodos de memorização, métodos de foco e concentração e habilidades de pensamento crítico.

5) Aplique o conhecimento

Sempre procure maneiras de colocar em prática tudo o que você aprende.

Isso pode envolver trabalhar em projectos pessoais, voluntariado, estágios ou criar conteúdo para a internet.

Contudo, o autodidatismo apresenta seus desafios, desde a exigência de autodisciplina até a superação do isolamento que pode acompanhar o estudo independente.

Os frutos dessa jornada são inúmeros, refletidos não só no crescimento pessoal, mas também no potencial de contribuir significativamente para a sociedade.

À medida que o mundo continua a mudar a um ritmo acelerado, a habilidade de se adaptar e aprender de forma autônoma torna-se não apenas valiosa, mas essencial.

O autodidatismo é mais do que uma modalidade educativa — é uma filosofia de vida que capacita o indivíduo a navegar pelas águas turbulentas da modernidade com confiança e competência.

Compartilhe a minha newsletter com pessoas próximas, para que esse tipo de mensagem chegue à mais pessoas.

Eu sou Américo,

e juntos continuaremos a escrever a história de uma nova geração.

Abraços, e até a próxima!

Reply

or to participate.